segunda-feira, 9 de junho de 2014

Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) de São Paulo - 18 anos

A Comissão Permanente de Acessibilidade - CPA,  completou este mês a maioridade, há 18 anos foi criada através de solicitações feitas pelo Centro de Vida Independente – CVI, providências do Prefeito de São Paulo, para o atendimento da Lei 11.345/93 que deu prazo de três anos para que determinados usos e lotações de edificações existentes se tornassem acessíveis, lei esta inovadora para o Brasil, colocando São Paulo na frente de qualquer outra cidade Brasileira, porém de nada adiantaria se não fosse cumprida. Desta reivindicação surgiu a primeira CPA, com intuito de traçar diretrizes para que São Paulo fosse pioneira em Acessibilidade... em uma época que nada era acessível, edificações, transporte, parques, enfim... por onde começar!

Desta Comissão foram criados os Certificados de Acessibilidade, que vinculam toda licença de edificações nos usos previstos na Lei a acessibilidade, Selo de Acessibilidade, implementação do Decreto Federal 5.296/04, Sistema Atende de Transporte Porta a Porta, cartão DEFIS autorizando veículos de pessoas com Deficiência em estacionamentos, vagas reservadas em logradouros públicos, entre outros projetos, aprovar a questão da acessibilidade em próprios municipais, além de consultiva e deliberativa nas aprovações particulares.

Parabéns a Presidentes da CPA, do primeiro ao atual, Secretários Executivos, membros e Suplentes, colaboradores e todos que se uniram em prol da melhoria da qualidade de vida não só das pessoas com deficiência, mas de todos!

Está tudo acessível? Claro que não! Portanto, a CPA continua... e, com a maioridade, temos a garantia e responsabilidade de continuar a contribuir na construção de uma cidade para todos.

Silvana Cambiaghi

Membro da CPA desde o seu início!

Nenhum comentário: