segunda-feira, 9 de junho de 2014

Bola dentro!

Cinemas do Rio serão adaptados para pessoas com deficiência

A RioFilme lançou o programa Cinema Acessível RioFilme, voltado aos exibidores cinematográficos. O edital disponibiliza 200 mil reais para investimento em dez complexos de exibição para a instalação de ferramentas de audiodescrição e legendas ocultas que promovam o acesso de pessoas com deficiência visual e auditiva às salas de cinema do Rio de Janeiro.

Segundo a entidade, apesar de 20% da população carioca possuir algum tipo de deficiência sensorial, não há hoje no Rio de Janeiro nenhum cinema com tecnologias que possibilitem o acesso destes espectadores.

Inscrições abertas a partir de 16 de junho

As inscrições gratuitas serão abertas às 18h do dia 16 de junho e devem ser feitas pelo e-mail cinema.acessivel@riofilme.com.br. Para se candidatarem ao apoio, os proponentes precisam ser cadastrados na Agência Nacional do Cinema (Ancine) como grupos exibidores há pelo menos dois anos e devem indicar um complexo cinematográfico em funcionamento no município do Rio de Janeiro por, no mínimo, dois anos.

As propostas recebidas serão numeradas e analisadas por ordem de inscriçãohttps://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEhwAJk8bBpoTQiDvaqYxqgxHcwdOg_wDsz6VsFBRSDhel1vatCoWbxNJwAM0MPEfnG-lisGaCkHJWJdHMFI4D7nSbvwkUlBIziSjfsVa1dxMPajW9qHk0aC990V9r6YfG7NuUlpKYLoa5Q6bz8IymoWiqTUtLP94P18KMPn= e a RioFilme publicará, no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, a lista com as inscrições válidas e nulas. A seleção levará em conta, além da ordem cronológica das inscrições, a localização dos complexos de exibição inscritos. Para saber mais sobre a forma de inscrição e os critérios de seleção, leia a íntegra do edital e de seus anexos no site da RioFilme.

Com a adaptação dos complexos às tecnologias de acessibilidade, a oferta de filmes que permitirão o uso das tecnologias instaladas dependerá dos distribuidores. A partir de 2014, todos os longas financiados pela RioFilme deverão ser finalizados com legendas ocultas e audiodescrição.

Fonte: Agência Nacional do Cinema

Nenhum comentário: