quarta-feira, 28 de maio de 2014

Bola dentro!

Vetada em Botafogo, roda gigante pode ir para a Quinta da Boa Vista

RIO - A nova roda panorâmica do Rio, vetada na Enseada de Botafogo, poderá ter como endereço a Quinta da Boa Vista. No início da noite desta quinta-feira, o arquiteto e urbanista Washington Farjado — que preside o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e o Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural — anunciou que o conselho, em reunião, considerou possível instalar o equipamento na Quinta, porque o local dispõe de infraestrutura. No entanto, condicionou a aprovação à apresentação do projeto completo, com as devidas licenças, inclusive do Iphan, pois o parque é tombado pela União.

A coluna Gente Boa, do GLOBO, antecipou nesta quinta-feira que a roda-gigante, com 52 metros de altura, deveria ir para a Quinta da Boa Vista. Na quarta-feira, o empresário Sávio Neves — um dos três sócios na empreitada — encaminhou consulta ao conselho, para que, formalmente, se manifestasse sobre a Quinta.
— O órgão sugeriu que seja estudada a colocação da roda no estacionamento da Quinta da Boa Vista, junto às ruas Almirante Baltazar e General Herculano Gomes — contou Farjardo.
Antes da decisão do conselho, porém, o clima entre Farjardo e Sávio não era nada amistoso. Pelo Facebook, referindo-se a declarações de Sávio, Farjado disse que “uma boa ideia, como uma roda-gigante, precisa de boa condução e seriedade; precisa de boa gestão; não de factóides”. Sávio, por sua vez, afirmou estar ciente que o projeto completo terá que ser aprovado, mas queria que conselho formalizasse sua posição sobre a Quinta:
— O poder público tem que ter regras estáveis para o empresariado investir. Em novembro, o Farjado tinha me dito que autorizaria a colocação da roda-gigante na Enseada de Botafogo e, agora, vetou. Já gastei R$ 6 milhões. Na terça-feira, por telefone, ele me orientou a instalá-la na Quinta. Mas preciso de autorização por escrito, para iniciar os estudos.
(O Globo Online, 22/05/2014)
*O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro (Comdef-Rio) deu parecer contrário à instalação da roda-gigante na Enseada de Botafogo por ela não ter acessibilidade.

Nenhum comentário: