quarta-feira, 8 de julho de 2009

Testados ônibus com dispositivos de acessibilidade

JCNET, 04/07/2009

Testados ônibus com dispositivos de acessibilidade

Juliana Franco/Com Redação

Os novos e modernos ônibus, que gradativamente serão incorporados à frota das três empresas concessionárias do transpote coletivo de Bauru até o final deste mês, foram apresentados ontem. Portador de deficiência nas pernas por causa de paralisia infantil, o vereador Fábio Manfrinato (DEM) testou um dos veículos, que terão dispositivo de acessibilidade.

Para ele, a inserção dos novos veículos resgata o direito de ir e vir de todos os cidadãos, sem distinção. “É um presente que as pessoas com deficiência recebem. Esses novos ônibus vão melhorar muito a locomoção de pessoas com deficiência”, afirma. “Antes, a realidade era precária, pois havia poucos veículos adaptados e dos que circulavam, muitos tinham problemas mecânicos”, acrescenta.

Os novos veículos têm lugares específicos para idosos, gestantes, pessoas com limitações físicas, deficientes visuais e obesas. As mudanças visam a adaptação à Resolução nº 316/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) - a legislação determina alterações no espaçamento entre os bancos, no tamanho dos assentos, na largura do corredor e nas saídas de emergência, entre outras medidas. A resolução entrou em vigor no dia 1 deste mês e as empresas fabricantes de ônibus têm dois anos para se adequar.

Atualmente, a frota de ônibus da cidade é composta por 235 veículos, 220 operantes e 15 reservas. Serão inseridos 51 novos veículos. As mudanças representam uma renovação de 23,5% da frota operacional das concessionárias Grande Bauru, Baurutrans e Cidade Sem Limites. Com os novos veículos, o transporte coletivo da cidade atinge a marca de 72% de adaptação à acessibilidade para cadeirantes.

Segundo o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), com 48% da frota adaptada, Bauru é a 5.ª cidade brasileira com mais acessibilidade no País no que se refere ao transporte público. Com o aumento para 72% da frota adaptada, a cidade passa a ser a 1.ª no Estado de São Paulo, já que as que ocupam os quatro primeiros lugares são Uberlândia, Brasília, Curitiba e Florianópolis.

Nos novos carros, no espaço reservado às cadeiras de rodas, um assento dobrável pode ser acionado para oferecer lugar extra aos demais passageiros. E seguindo as novas normas para o setor, é oferecido também banco especial para pessoas obesas.

Fonte: Novidades do dia/Fábio Adiron

Nenhum comentário: