sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Ofício do Comdef-Rio para a SMPD

OFÍCIO/COMDEF-RIO 034/2014

Rio de Janeiro, 28 de Agosto de 2014.
  

À

Senhora

Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência da Cidade da Cidade do Rio de Janeiro.
Georgette Vidor Mello

Referência: Elevador do CIAD


Prezada Secretária,

Cumprimentando-a cordialmente,

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Cidade do Rio de Janeiro – COMDEF-Rio, órgão da Prefeitura, tem por objetivo atuar na defesa dos direitos da pessoa com deficiência, formulando, supervisionando e analisando as políticas públicas municipais referentes às pessoas com deficiência, assim como zelar pela efetiva implantação e manutenção dessas políticas, para a promoção social, independência e autonomia da pessoa com deficiência, visando eliminar qualquer barreira e/ou discriminação a essa parcela da população; como também receber, encaminhar e acompanhar junto aos órgãos competentes as petições, denúncias e reclamações formuladas por qualquer pessoa ou entidade, quando ocorrer ameaça ou violação de direitos da Pessoa com Deficiência, assegurada nas leis e na Constituição Federal, exigindo a adoção de medidas efetivas de proteção e/ou reparação de eventuais danos, no âmbito da Cidade do Rio de Janeiro.

Sendo assim, vimos por meio deste solicitar providências urgentes em relação a questões de falta de segurança e acessibilidade constatadas no prédio do CIAD.

Faz-se necessária a revisão e cumprimento das normas de acessibilidade das instalações, equipamentos e mobiliário, internos e externos, existentes no CIAD. No caso dos elevadores, eles deverão obedecer aos requisitos da ABNT NBR MN 313/2007, sobre Elevadores de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação – Requisitos particulares para a acessibilidade das pessoas, incluindo pessoas com deficiência, em complemento às soluções de ordem técnica, pois são muitos os relatos de falhas graves no seu funcionamento (um relato em anexo).

Portanto, solicitamos providências para o conserto ou substituição dos elevadores do edifício citado, com a acessibilidade obrigatória prevista no decreto 5.296/2004.

Em complemento e particularizando, apresentamos a questão dos banheiros adaptados inadequadamente, o que representa desconforto e perigo de queda para usuários. Como já exposto publicamente no Comdef-Rio, as dimensões, disposição dos utensílios e demais aspectos não seguem as normas técnicas da ABNT e, portanto, também descumprem a acessibilidade obrigatória nas edificações públicas prevista no decreto 5.296/2004. Urge uma medida corretiva - as obras para acessibilidade - para garantia de integridade e conforto das pessoas que têm seu direito atualmente desrespeitado.

Agradecemos a atenção e nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente, 

Andrei Bastos
Presidente do COMDEF-RIO
   
ANEXO:
Relato de uma falha de elevador

No dia 28/07/2014, por volta de 19h30m, quando fui usar o elevador para sair do prédio onde funciona o Comdef-Rio, ele parou e fiquei preso por aproximadamente 20 minutos. Depois de gritar para avisar a alguém que eu estava preso, os seguranças Ramos e Alexssandro desligaram e ligaram a luz, tentando fazer com que o equipamento voltasse a funcionar, o que não aconteceu, e, finalmente, conseguiram abrir a porta. O elevador estava meia porta acima do piso do terceiro andar. Como minha claustrofobia não permitiu que eu continuasse preso, resolvi me arriscar a uma queda repentina do equipamento e, com a ajuda dos seguranças citados, pulei para fora.

Considero este episódio de extrema gravidade, até porque não é o primeiro e são inúmeros os relatos de acontecimentos iguais, inclusive com o segurança Alexssandro. Afinal, estamos falando de um prédio que é frequentado por pessoas com deficiência, o que representa uma agravante pela exposição dessas pessoas ao risco de acidente ou morte, não cabendo qualquer alegação de economia ou corte de gastos, pois estamos falando de possíveis prejuízos de vidas humanas.

Rio de Janeiro/RJ 

Andrei Bastos
Presidente do Comdef-Rio

Nenhum comentário: