sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Braille Virtual

Blog A Arte de Incluir, 29/01/2009:

Braille Virtual

Para aqueles “videntes” (termo que se refere às pessoas sem limitações visuais) que gostariam de ter noções do método braille, pode fazer um curso gratuitamente. Para isso, é preciso instalar um software gratuito, desenvolvido pela Faculdade de Educação da Usp. Eu já fiz e é muito interessante.

Abaixo, trechos retirados da página:

Para aprender Braille na Internet

Uma das dificuldades do deficiente visual é que os demais à sua volta não conhecem o Sistema Braille de leitura para cegos. O Braille Virtual é um curso on-line baseado em animações gráficas e destinado à difusão e ensino do sistema Braille a pessoas que vêem. Veja o método.

O que é o Braille?

Metodologia do curso

O Sistema Braille é um código universal de leitura tátil e de escrita usado por deficientes visuais. Conheça o sistema e sua história. As pessoas que vêem não precisam do tato para ler em Braille. Você pode aprender a ler o sistema em algumas horas. Veja como é simples e fácil!

Para quebrar os mitos e preconceitos

Faça download do Braille Virtual

Veja como relacionar-se com uma pessoa deficiente visual e ajude a desfazer os mitos e preconceitos que envolvem a figura do indivíduo cego. O programa Braille Virtual pode ser salvo em disquete e usado fora da Internet. É gratuito e funciona em computadores de poucos recursos.

http://www.braillevirtual.fe.usp.br/pt/index.html

Nenhum comentário: