terça-feira, 22 de julho de 2008

Saúde inclui cuidados com pessoa com deficiência

Agência Inclusive, 22/07/2008:

Saúde inclui cuidados com pessoa com deficiência em material distribuído pelo Ministério

Em café-da-manhã em sua homenagem promovido pelo Instituto Meta Social e o Lyons Club nessa manhã no Hotel Royalty Barra, o Ministro da Saúde, Jose Gomes Temporão, anunciou um pacote de medidas para incluir as pessoas com deficiência no sistema de saúde.

Uma das providências será acrescentar, a partir de 2009, na caderneta de vacinação que toda criança recebe, os cuidados com a saúde da criança com síndrome de Down. Serão 3 milhões de cadernetas - 2 milhões e 800 mil bebês que nascem no sistema público e 800 mil que nascem na rede privada.

Além disso, Temporão afirmou que no manual que o Ministério distribui para os agentes de saúde serão dadas orientações sobre a forma adequada de se comunicar a notícia de um diagnóstico como o de síndrome de Down aos pais, e como proceder exames em pessoas com diferentes tipos de deficiência.

As medidas anunciadas partiram de uma articulação do Instituto Meta Social com o Ministério da Saúde. O Meta Social, da campanha Ser Diferente é Normal, há 15 anos trabalha pela promoção e inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Em seu discurso, Temporão elogiou o trabalho do Instituto Meta Social e destacou a importância da parceria entre a sociedade civil e o poder público para construção de objetivos comuns. Em nome do Instituto Meta Social, Tathiana Heiderich agradeceu ao ministro pelas medidas anunciadas.

Nenhum comentário: