terça-feira, 22 de julho de 2008

Audiodescrição e atendimento para deficientes visuais

Em Dia Com a Cidadania, 22/07/2008:

AUDIODESCRIÇÃO: ENTREVISTA COM LÍVIA MELLO MOTTA

Amanhã, o Ministério das Comunicações, que há 20 dias adiou a implantaçào da audiodescrição nas tevês brasileiras - um recurso fundamental para a inclusão dos deficientes visuais no cotidiano - marcou reunião, às 14:00, no Ministério das Comunicações em Brasília. Participarão desta reunião representantes da ABERT, representantes das pessoas com deficiência e pessoas ligadas a produção da audiodescrição (universidades e produtores de audiovisuais com acessibilidade).

(Clique aqui para ler a entrevista)

(Clique aqui para ler o artigo de Lívia Mello Motta)

(Clique aqui para conhecer a portaria 310, que estabelece a obrigatoriedade da audiodescrição nas tevês brasileiras 2 horas por dia)

***

BANCOS TERÃO QUE INSTALAR ATENDIMENTO PARA DEFICIENTES VISUAIS

Deu na Agência Câmara:

Edson Santos

O Projeto de Lei 3406/08, apresentado pelo deputado Fernando de Fabinho (DEM-BA), obriga os bancos a instalar equipamento de auto-atendimento para ser usado pelos deficientes visuais. O equipamento adaptado, segundo o projeto, deverá incluir teclado em braile e recursos sonoros para orientação do cliente. Será concedido prazo de 180 dias, a contar da publicação da futura lei, para os bancos cumprirem a exigência.

O deputado Fernando de Fabinho argumenta que as dificuldades que os deficientes visuais enfrentam para usar os sistemas de auto-atendimento dos bancos representam um grande entrave ao exercício da cidadania. Na avaliação do parlamentar, os bancos têm condições técnicas de atender a esses deficientes. O deputado também acredita que o prazo de 180 dias é suficiente para o início desse atendimento.

(Clique aqui e saiba mais)

Nenhum comentário: