quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Criado centro de capacitação para pessoas com deficiência

Site Em Dia Com A Cidadania, 12/02/2009:

CRIADO CENTRO DE CAPACITAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Instituto Aprender cria centro de capacitação para portadores de deficiência

por Reseller Web

Primeira turma está em treinamento e é formada por 20 portadores de deficiência, que serão alocados no mercado de trabalho

O Instituto Aprender, organização sem fins lucrativos voltada à formação e à inserção de profissionais de TI no mercado de trabalho, cria o seu Centro de Capacitação para Pessoas com Deficiencia. A iniciativa vai ao encontro do Programa Social dos Direitos de Cidadania para Pessoas com Deficiência, do governo federal.

O foco da iniciativa são pessoas com qualquer tipo de deficiência - seja ela física, visual ou auditiva - que impeça o trabalho produtivo. E, para participar, os interessados passam por um processo de recrutamento e seleção. Selecionado para o treinamento técnico e assertivo, o candidato é encaminhado ao mercado.

Segundo Enilson Pestana, diretor de marketing do Instituto Aprender, a formação da primeira turma teve início em janeiro, com 20 portadores de deficiência. Os participantes passam por treinamento em desenvolvimento de software na linguagem Java e já foram contratados pela TCS (Tata Consultancy Services), parceira da entidade nessa iniciativa.

Os custos do programa, que envolve recrutamento, seleção, treinamento, certificação e acompanhamento do profissional, são subsiados pelas empresas e, para o candidado, não há custos.

O governo federal destinou um orçamento de R$ 2,4 bilhões ao Programa Social dos Direitos de Cidadania para Pessoas com Deficiência, para até 2010. A ação vai ao encontro da necessidade das corporações de se adequarem à Lei de Cotas.
Mais informações sobre o Centro de Capacitação podem ser obtidos pelo e-mail info@institutoaprender.org.br.

Nenhum comentário: