domingo, 14 de setembro de 2008

Boletim Ponto a Ponto

InfoAtivo DefNet, n. 4107, Ano 12, Setembro de 2008, Edição Extra:

Boletim Ponto a Ponto

Neste mês de setembro começou a circular a 1ª edição do Boletim Ponto a Ponto, periódico mensal editado em braille e patrocinado pela Petrobras Cultural.

Com tiragem mensal de 2 mil exemplares, o Boletim reúne artigos de jornais e revistas à venda nas bancas e é distribuído gratuitamente em todo o Brasil diretamente para pessoas com deficiência visual, assim como também para instituições e bibliotecas públicas. Cabe lembrar que a transcrição para o braille é permitida de acordo com a Lei dos Direitos Autorais 9610 de 19/02/98.

O Boletim faz parte do Projeto Ponto a Ponto, uma iniciativa da artista plástica e paisagista Silvia Valentini, que a partir de 1994 começou a estimular a troca de correspondência em braille entre cegos. Em poucos anos, o Ponto a Ponto reuniu endereços de aproximadamente 400 inscritos de 40 países que se correspondiam em português, inglês e espanhol. Inscrições feitas, endereços enviados, iniciavam-se relacionamentos que superavam distâncias e expectativas – houve seis casamentos entre participantes que, apaixonados, chegaram a se mudar de seu país de origem.

O trabalho, feito de maneira informal, aproveita papel reciclado de relatórios anuais de empresas, encartes de jornais e outros papéis de boa qualidade, com gramatura superior a 90g, necessária para a escrita em braille.

Entre os primeiros inscritos no projeto Ponto a Ponto estavam portadores de múltiplas deficiências, inclusive surdocegos. E para eles foram feitas as primeiras transcrições de artigos, em máquina manual, surgindo assim a idéia de editar um periódico em braille. A transcrição de textos é onerosa e pouco disponível no Brasil, mas só o braille atende a surdocegos e ensina a ortografia correta, não podendo ser substituído por nenhum outro meio de comunicação audiovisual ou de informática.

“O braille é essencial, é um encantamento, uma escultura. Uma página escrita em braille passa a ser uma peça tridimensional que faz superar limites”, destaca Silvia Valentini, no primeiro número do Boletim Ponto a Ponto.

O projeto foi um dos 263 selecionados pelo Programa Petrobras Cultural entre os 7392 concorrentes de todo o Brasil, na edição de 2007. A relevância do Boletim Ponto a Ponto está no histórico da iniciativa e no seu objetivo de promover a integração de pessoas com deficiência visual, levando a elas conhecimento, informação e distração. Estima-se que cada pessoa que receber um exemplar do Boletim o repassará para três ou quatro amigos. E nas associações e bibliotecas das pequenas localidades, 20 ou 30 pessoas terão acesso ao periódico. Em SP, 1540 usuários leitores estão inscritos na Biblioteca Braille do Centro Cultural São Paulo.

O Boletim tem 30 folhas impressas em frente e verso e um dos artigos é ilustrado em relevo. Tanto o sumário quanto o editorial serão impressos em braille e tinta. Os artigos, no entanto, são escritos apenas em braille. Desta maneira, cria-se uma situação invertida entre videntes e cegos, pois pessoas que não aprenderam o braille terão que conhecer o conteúdo por meio da leitura dos cegos.

Outra inovação é a capa, com uma programação visual que não inclui tinta. As palavras aparecem impressas em relevo, numa dupla solução, visual e tátil.

O Boletim Ponto a Ponto tem apoio da Lei Rouanet e isenção de 100% de impostos para empresas e pessoas físicas que queiram participar.

Os contatos poderão ser feitos com Silvia Valentini pelo endereço:

Ponto a Ponto – Caixa Postal 823
CEP 06709-970 – Cotia SP

Nenhum comentário: