terça-feira, 14 de abril de 2009

Pessoas com deficiência e acesso a serviços educativos na América Latina

InfoAtivo DefNet, Abril de 2009, Edição Extra:

Este lançamento espanhol é resultante de uma pesquisa, que também foi difundida pelo DEFNET, e é dirigido a todos os implicados na defesa da educação como um direito humano fundamental, tendo participação de vários países da América Latina. A sua difusão é um esforço para que possamos realmente qualificar e aprimorar os processos de acesso à educação e à escola em toda a América Latina e, em especial, em nosso país.

***

Já está disponível em PDF o livro “PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E ACESSO A SERVIÇOS EDUCATIVOS NA AMÉRICA LATINA. BREVE ANÁLISE DE SUA ATUALIDADE” (na INTERNET). Esta obra foi dirigida por Pilar Samaniego de Garcia. Trata-se do número 39 da Coleção CERMI.Es. Este estudo foi promovido pelo Ministério da Educação, Politica Social e Esportes da Espanha, do CERMI Estatal e a FOAL.

O acesso à educação nos países latinoamericanos pelas pessoas com deficiência é objeto de análise de um livro editado pelo CERMI (Comitê Espanhol de Representantes das Pessoas com Deficiência).

O livro, pertencente à coleção Cermi.es é uma obra de vários autores e foi coordenado por Pilar Samaniego de Garcia, que nos explica na introdução que este estudo é uma tarefa realizada do Ministério da Educação, Política Social e Esportes da Espanha, do Cermi Estatal e da Fundação ONCE para América Latina (FOAL).

Segundo Samaniego, estamos em um momento conjuntural politicamente propício para se realizar esta investigação, pois já entrou em vigor a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assim como a proposta subscrita pelos ministros latinoamericanos de Educação que se reuniram em El Salvador (maio de 2008), denominada “Metas Educativas 2021: a educação que queremos para a geração dos Bicentenários”.

***

http://boletin.cermi.es:80/noticia.aspx?noticia=260&a=0

para ACESSAR E BAIXAR OS DOCUMENTOS - vide COLEÇÃO CERMI (com outros importantes documentos em espanhol no campo das pessoas com deficiência).

***

Querido JORGE:

A ti gracias por la calidad y generosidad de tus expresiones!!

En cuanto al link para acceder a la publicación en pdf es mejor ingresar primero a la web del CERMI donde está la noticia y desde allí bajar los documentos, http://boletin.cermi.es/noticia.aspx?noticia=260&a=0

Inmediatamente copio tu inquietud al CERMI porque ciertamente sería necesario disponer de información en portugués. Te estoy muy agradecida por la información que gentilmente me haces llegar y valoro grandemente el esfuerzo, tiempo, entrega y compromiso que implica.

Un abrazo,

Pilar

Nenhum comentário: